FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

EIT Food procura as 60 start-ups mais inovadoras do setor agroalimentar

No final da aceleração, entre as 60 empresas selecionadas serão três as vencedoras, que vão receber um prémio financeiro de até 100.000 ‎€. O objetivo é ajudar as empresas a crescer e dar-lhes um impulso internacional.

EIT FOOD

Esta é a terceira edição do programa EIT Food Accelerator Network (FAN), que tem como objetivo dar às empresas jovens a oportunidade de se destacar no mercado europeu.

As inscrições já estão abertas e visam novas empresas agrícolas e de tecnologia de alto impacto de alimentos. De todos os que foram submetidos (no ano passado foram 321), um grupo de 60 será selecionado, que será dividido em seis locais em diferentes países e Bilbau será um deles. Bilbau será a única cidade espanhola que irá sediar este acelerador, além das outras cinco cidades europeias: Munique (Alemanha), Haifa (Israel), Lausanne (Suíça), Cambridge (Reino Unido) e Helsínquia (Finlândia). O prazo para inscrições foi aberto entre 15 de janeiro e 10 de março.

Na edição anterior, participaram 10 empresas, que beneficiaram de alguns meses de acompanhamento profissional de especialistas de nível superior, adquirindo as habilidades necessárias para crescer no mercado.

O programa é composto por quatro meses, a partir de julho deste ano, em que as novas empresas vão beneficiar de um currículo orientado por especialistas internacionais e farão parte de uma rede exclusiva com empresas consolidadas do setor, líderes no sistema alimentar. Isto inclui o acesso a uma fortíssima base de clientes agroalimentares que "lhes dará a oportunidade de trazer as suas inovações para o mercado o mais rapidamente possível", como podemos ler em comunicado.

Além disso, no final do programa, entre as 60 empresas participantes, três delas serão recompensadas com apoio financeiro direto de até 100.000 euros cada. 

Em suma, o EIT Food também lançará o programa Seedbed, neste caso voltado para ideias ou empresas mais jovens, para lhes dar a oportunidade de transformar as suas ideias em negócios viáveis e inovadores para o setor agroalimentar.